Atividades e Implantações

Polo Industrial Brasil: Uma fábrica que se insere na estratégia de desenvolvimento do Grupo PSA no País.

Produção      

Localizado em Porto Real, no estado do Rio de Janeiro, o Polo Industrial Brasil (PIBR), uma das dezoito fábricas do Grupo PSA em todo o mundo, foi o primeiro a lançar, no início de 2001 a produção quase simultânea de um modelo de cada marca: o Citroën Xsara Picasso e o Peugeot 206.

A flexibilidade das linhas de montagem possibilita a fabricação de diferentes veículos das duas marcas. Atualmente, o Polo Industrial Brasil fabrica:

  • Peugeot 208 e 2008
  • Citroën C3 e AIRCROSS

Este mesmo centro de produção fabrica os motores 1.4l, 1.5l e 1.6l flexfuel e a gasolina (para exportação). Ampliando as atividades do Polo Industrial Brasil, em julho de 2009, foi inaugurada a Unidade de Usinagem de motores, que tem capacidade total para produzir 100.000 blocos de ferro fundido e 80.000 cabeçotes de alumínio por ano, em três turnos.

Todas as atividades do Polo Industrial Brasil, em Porto Real, seguem o Programa de Gestão Ambiental, que, atendendo a política ambiental do Grupo PSA, prioriza a redução do uso de recursos naturais (água, energia elétrica, gás natural) e busca minimizar a geração de resíduos provenientes dos processos industriais, dando a eles destinação adequada. O programa também controla os impactos ambientais das atividades fabris e garante aos colaboradores do Grupo formação constante, a fim de que todos estejam comprometidos com a preservação ambiental.

Tecnologia

No Brasil, além de compartilhar dos mais recentes avanços tecnológicos realizados por suas equipes em nível mundial, o Grupo PSA possui áreas próprias de pesquisa, desenvolvimento e design. Os resultados do trabalho das equipes brasileiras, que atuam em um Centro Tecnológico local, podem ser observados nas ruas e estradas do país. São exemplos da colaboração entre essas equipes a modernidade dos motores flexfuel e os estilos inovadores do Citroën AIRCROSS e do Peugeot 2008, modelos desenvolvidos e produzidos no Brasil.

Como parte de seu plano mundial de ampliação do uso de materiais verdes em seus veículos, o Grupo PSA reconhece a importância do Brasil nesta área e mantém laboratórios e equipes voltadas para o desenvolvimento de novos componentes ambientalmente menos nocivos.

Os denominados “materiais verdes” agregam às fibras naturais (linho, curauá,…), os materiais reciclados não metálicos e os biomateriais (materiais derivados de recursos renováveis excluindo-se todos os derivados petroquímicos). Sua utilização permite reduzir o emprego de plásticos de origem fóssil e privilegiar o uso de matérias-primas renováveis, diminuir o peso de algumas peças e reduzir as emissões de CO2 da cadeia de produção de plásticos.

O Latin America Tech Center

O Latin America Tech Center reúne os profissionais das áreas de Pesquisa, Desenvolvimento e Estilo do Grupo PSA na região. Ele é dividido em três unidades que trabalham interligadas entre si e também em contato com os outros Centros do Grupo na França e na China.

Compõem o Centro latino-americano as unidades denominadas: São Paulo Tech Center, na cidade de São Paulo; Rio de Janeiro Tech Center; instalada no Centro de Produção de Porto Real; e Buenos Aires Tech Center, localizada no Centro de Produção de Palomar, na Argentina. Elas se complementam e se apoiam, permitindo que os profissionais do Grupo estejam próximos dos produtos que estão desenvolvendo, tanto no Brasil quanto na Argentina.

Veja mais

Desenvolvimento Sustentável

Ter um desenvolvimento responsável é um dos quatro eixos da Visão estratégica do Grupo PSA e a base para os outros três.

Saiba mais