O Centro de Mangualde do Groupe PSA na vanguarda da 4ª Revolução Industrial: Projeto INDTECH 4.0 em execução!

O Centro de Mangualde do Groupe PSA dá mais um passo na transformação industrial e digital da fábrica, com a assinatura do projeto de inovação INDTECH 4.0, um dos pilares do plano Mangualde 2020.
Após dois anos de preparação e negociação com a AICEP, o contrato de investimento foi finalmente assinado por todos os parceiros, que oficializaram o lançamento da execução do INDTECH 4.0.
Este projeto envolve um investimento que ronda os 10 milhões de euros e junta o Centro de Mangualde do Groupe PSA, cinco parceiros tecnológicos (Active Space Technologies, Critical Manufacturing, Motofil, NEADVANCE e RARI) e três universidades (FEUP, UBI e UTAD), assente nos seguintes eixos: sistemas robóticos inteligentes (robôs colaborativos), sistemas avançados de inspeção e rastreabilidade (visão artificial), sistemas autónomos de movimentação, fábrica digital e fábrica do futuro.
Os conceitos e tecnologias da Indústria 4.0 já estão presentes no processo produtivo desde 2015, contudo, a concretização deste projeto vai permitir aumentar a flexibilidade e a competitividade da fábrica, colocando-a em condições de ainda mais alta performance industrial.