O Centro de Mangualde do Grupo PSA comprometido com a Igualdade de Género

Enquanto empresa socialmente responsável, a PSA Mangualde desenvolve o compromisso de implementar uma verdadeira política de Igualdade de Género.

A indústria automóvel é tradicionalmente masculina, no entanto, na PSA Mangualde há um compromisso permanente em desenvolver uma política de valorização dos talentos das colaboradoras. Estas representam 12% do total de empregados, mas só no último ano, 20% das mulheres com postos técnicos ou manageriais foram nomeadas para funções de responsabilidade.

O Dia Internacional da Mulher comemora-se na empresa há já vários anos, com diversas iniciativas.

Este ano foi elaborado um cartaz em conjunto com todas as entidades do Grupo PSA de Espanha e Portugal, com fotografias de alguns colaboradores. O objetivo é o reconhecimento das mulheres e dos homens que pelos seus talentos contribuem, na sua Diversidade, para a excelência das empresas e do Grupo PSA. He For She foi o slogan eleito para o cartaz. Está relacionado com a campanha das Nações Unidas para promover a igualdade de género.

Outra novidade passou pela organização de uma reunião informal com o Diretor, onde algumas colaboradoras de vários setores e de distintos níveis na organização na empresa, tiveram a possibilidade de abordarem diversos temas do dia-dia, relacionado com a conciliação da vida familiar e profissional e o seu papel de mulheres numa empresa maioritariamente masculina.

Maria da Conceição Gomes trabalha no setor da Montagem e achou a iniciativa muito interessante: “Tive um contacto mais próximo com a Direção. Trabalho na empresa há 18 anos e é a primeira vez que, pelo que sei, organizam este acto. Durante a reunião, o Diretor esteve sempre muito interessado nas questões da igualdade de género mas também de outros temas da vida corrente“.

O diretor José Maria Castro Covelo, salientou “Foi uma iniciativa enriquecedora, pois as colaboradoras presentes foram muito participativas, permitindo-me entender quais as suas dificuldades e expectativas em contexto laboral e pessoal. Ficou o compromisso de acompanhar e analisar as sugestões de melhoria“.

Durante o ano, a PSA Mangualde irá assinalar outros dias comemorativos, com base na política de responsabilidade social da empresa, e em virtude dos seus compromissos públicos de respeito dos direitos humanos, diversidade e igualdade de oportunidades, assim como assinante do Pacto Mundial das Nações Unidas, pioneiro no sector automóvel. Além disso, a PSA Mangualde também aderiu ao Fórum Português de Empresas para a Igualdade de Género (IGEN).