Os nossos compromissos

Para um futuro duradouro e responsável

O CPMG adota um conjunto de compromissos que visam fortalecer a sua competitividade no ramo da indústria automóvel.

Esta ambição de performance apoia-se em valores compartilhados pelos colaboradores, parceiros, clientes, fornecedores, assim como os demais implicados nas suas actividades.

SEGURANÇA A NOSSA PRIMEIRA EXIGÊNCIA

A Saúde e a Segurança no Trabalho são uma exigência para todos os Homens e Mulheres do Grupo PSA.

De acordo com a Política de Saúde e Segurança do Grupo PSA, “Segurança para mim, Segurança para Todos”, todos somos responsáveis pela nossa Saúde e Segurança, assim como a de quem nos rodeia.

Cada um a seu nível deve implicar-se e agir, participando na melhoria da nossa Saúde e Segurança, adoptando diariamente um comportamento exemplar nas suas ações, deslocamentos e atitudes, Exemplaridade, Reatividade e Vigilância, assinalando e tratando todos as situações de Risco Identificadas.

Consideramos que o desenvolvimento do Sistema de Management da Segurança e Saúde no Trabalho (SMST) é uma missão prioritária e uma ferramenta necessária na execução dos 5 Compromissos, assim como dos objectivos de “zero acidentes” e “zero doenças profissionais”, permitindo-nos estabelecer uma verdadeira Cultura de Saúde, Segurança e Condições de Trabalho no CPMG numa lógica de melhoria contínua.

REDUZIR O NOSSO IMPACTO AMBIENTAL

No contexto da estratégia industrial do Grupo PSA que integra os princípios do desenvolvimento sustentável, o Centro de Produção de Mangualde reafirma o seu compromisso a favor da protecção do meio ambiente, consagrando para o efeito os meios humanos e financeiros necessários, integrando esta preocupação ambiental por meio de uma organização estruturada, na qual as acções estão claramente identificadas e as funções definidas e desenvolvidas por pessoal competente.

O CPMG entende que deve continuar, e se necessário ampliar, os esforços realizados nos últimos anos para reduzir, como consequência da sua actividade industrial, o seu impacto ambiental e melhorar a qualidade de vida envolvente, confirmando assim uma atitude aberta, responsável, cívica e dinâmica.

Atualmente, com o desafio da melhoria contínua do nosso Sistema de Gestão Ambiental, baseado na Norma ISO 14001, o CPMG reafirma a sua ambição de continuar o seu compromisso na prevenção e controlo da contaminação e no respeito da regulamentação ambiental bem como de outros requisitos ambientais que possa subscrever.

Com este objectivo, o Centro de Produção de Mangualde estabelece os seguintes compromissos:

  • Controlar os consumos de energia e as emissões de gases com efeito de estufa.
  • Controlar as emissões com risco de contaminação (ar, água e solo).
  • Reduzir e valorizar os resíduos produzidos.
  • Aproveitar as oportunidades de progresso em matéria ambiental, em particular em novos projectos industriais, mediante a aplicação de melhores tecnologias disponíveis, técnica e economicamente viáveis, com o fim de otimizar o consumo de recursos naturais e matérias primas.
  • Manter uma forte implicação de todo o pessoal, incluindo os prestadores externos.

VEÍCULOS DE QUALIDADE PARA OS NOSSOS CLIENTES

O CPMG deposita uma atenção à qualidade dos seus veículos ao longo do processo de produção, uma vez que a satisfação do cliente é o nosso principal objetivo.

Face à crescente evolução do mercado e aos crescentes níveis de qualidade exigido, o Grupo PSA tem uma Política de Qualidade implementada por cada colaborador.

Para verificar a correta aplicação destas normas em todas as actividades, a Direção de Qualidade do Grupo realiza permanentemente auditorias internas e externas.

CARTA ÉTICA

O Grupo PSA construiu o seu desenvolvimento com base em valores implementados pelos seus dirigentes e colaboradores, e reafirmados através da ambição de desenvolvimento responsável inscrita na Visão do Grupo.

Esta ambição traduz-se por compromissos colectivos do Grupo assumidos junto dos diversos atores com os quais interage: clientes, colaboradores, acionistas, parceiros e a sociedade no seu conjunto.

Formalizados por meio de políticas e acordos internos ou graças à adesão a referenciais internacionais, estes compromissos de desenvolvimento responsável estruturam as acções do Grupo, abrangendo as áreas de responsabilidade social e ambiental, qualidade, informações financeiras e comunicação.

Para atingir os respectivos objectivos, estes compromissos do Grupo requerem que cada colaborador respeite as regras de conduta ética formuladas no presente Código. Estas regras estão organizadas em torno das seguintes exigências:

  • Respeito pela legislação;
  • Respeito pelas pessoas e pelo ambiente;
  • Respeito pelos clientes;
  • Respeito pela empresa;

Elas não são exaustivas, mas aliadas aos valores de respeito e responsabilidade que são os nossos, constituem referenciais úteis para todos os membros e parceiros da empresa. Cada colaborador, deve aplicar estas regras de conduta ética no exercício das suas responsabilidades no seio do Grupo.

UMA FÁBRICA COMPROMETIDA COM A COMUNIDADE

O Centro de Produção de Mangualde está profundamente comprometido com o desenvolvimento social e cultural da comunidade envolvente, participando activamente nos acontecimentos significativos que nela decorrem e colaborando em diversas iniciativas através de diversas acções de patrocínio e mecenato.

  • Rotunda 2CV;
  • Visita de Escolas ao CPMG;
  • Open Family Day;
  • Feira dos Santos;

UM POSTO PARA TODOS

O CPMG assume o compromisso de não deixar à margem do mercado de trabalho determinados grupos de pessoas, contribuir para promoção e integração e o desenvolvimento profissional de jovens, idosos, desempregados sem qualificação, emigrantes, pessoas com deficiências, etc…

Para o Grupo PSA, diversidade significa envolver todos os talentos, sem distinção de origem, sexo, costumes, idade, situação familiar, gravidez ou maternidade, características genéticas, etnias, nacionalidade, raça, opiniões políticas, actividade sindical, crenças religiosas, aparência física, estado de saúde ou deficiências.

A gestão da diversidade representa um eixo importante da política social do Grupo e do seu desenvolvimento.

NOSSA DIVERSIDADE, FONTE DE COMPETÊNCIA

O Grupo PSA garante o respeito pelas diferenças, mediante o tratamento igual para todos os colaboradores, sem distinção de cultura, idade, origem, saúde ou sexo. Todos os que fazem parte da empresa têm a responsabilidade de conviver em tolerância.

Na constante procura de um desenvolvimento responsável, a PSA Peugeot Citroen adopta uma política a favor da:

  • Igualdade de oportunidades e tratamento;
  • Igualdade profissional entre homens e mulheres;
  • Diversidade das equipas;
  • Respeito pelas diferenças;

As regras, valores e comportamentos, assim como os métodos e formas de gestão relacionados com a política de diversidade fazem parte do sistema de excelência do Grupo.

A diversidade significa envolver todos os talentos, sem distinção de origem, sexo, costumes, idade, situação familiar, gravidez ou maternidade, características genéticas, etnias, nacionalidade, raça, opiniões políticas, actividade sindical, crenças religiosas, aparência física, estado de saúde ou deficiências.

A gestão da diversidade representa um eixo importante da política social do Grupo e do seu desenvolvimento.

Próxima leitura

O Futuro

Da força da nossa história, nasce um futuro de excelência: MG2020

Saber mais